Banner principalCidade

Hanseníase: prevenção e sinais da doença são temas de blitz educativa

Foi passando pelo Centro de Macapá na manhã da última terça-feira, 7, que o autônomo José Marcolino, 36, recebeu orientações das equipes da Superintendência em Saúde do Amapá (SVS) sobre prevenção, sintomas e tratamento da hanseníase. Com as informações em mãos, ele percebeu que as manchas na sua pele têm fortes características da doença e decidiu procurar auxílio médico.

Dados da SVS mostram que, em 2019, o Amapá registrou 114 casos de hanseníase, no ano seguinte, os números caíram para 61. Em 2021, os registros continuaram apresentando queda, com apenas 38 casos da doença. Já em 2022, houve um leve aumento: 58 pessoas foram diagnosticadas com hanseníase, a maior parte dos casos em Macapá, Santana e Oiapoque.

  • A hanseníase

É uma doença contagiosa causada por um bacilo transmitido por via respiratória, através de gotículas eliminadas no ar pela tosse, fala ou espirro. Porém, com o início do tratamento, a transmissão é encerrada.

Os sinais e sintomas são manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou acastanhadas em qualquer parte do corpo; caroços avermelhados ou acastanhados; áreas da pele que não coçam e vão ficando dormentes, com diminuição ou ausência de dor, de sensibilidade ao calor, ao frio e ao toque.

Quando não tratada, a hanseníase tem alto potencial incapacitante relacionado à capacidade de penetração da bactéria na célula nervosa e seu poder imunogênico.

  • Tratamento

No Amapá, o Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT) oferece tratamento da hanseníase e dispõe de um atendimento multiprofissional, com suporte médico, de enfermagem, assistência farmacêutica, fisioterapêutica, nutricional e psicológica.

O CRDT fica na Rua Prof. Tostes, nº 2212, Centro de Macapá. O horário de funcionamento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Para ter acesso ao tratamento, é necessário possuir encaminhamento de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), após avaliação clínica.

A ação fez parte da programação janeiro Roxo, mês dedicado à conscientização, prevenção e diagnóstico precoce da doença.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo