Força Tarefa deflagra operação contra organização criminosa comandada de dentro do Iapen
Foram cumpridos 8 mandados de busca e apreensão nesta quinta-feira (9) nos municípios de Macapá e Ferreira Gomes. Uma das ordens judiciais foram cumpridas no Iapen
Elden Carlos / Editor
A Força Tarefa de Segurança Pública do Amapá cumpriu oito mandados de busca e apreensão na manhã desta quinta-feira (9) durante a operação ‘Araguari’. Sete ordens judiciais foram cumpridas no município de Ferreira Gomes, distante 137 quilômetros da capital. O oitavo mandado foi cumprido no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen). Dois homens foram presos em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.
Segundo a Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), a ação desta quinta-feira é um desdobramento das operações ‘Alfaiate’ e ‘Godzilla’, deflagradas em dezembro do ano passado e em janeiro deste ano para investigar integrantes de uma organização criminosa responsável pela prática de diversos crimes de furto, homicídios, roubos e tráfico de drogas entre os estados do Amapá e Pará.
As investigações revelaram que os crimes eram arquitetados dentro do Iapen, de onde também partiam as ordens para o cometimento das ações criminosas. Recentemente, um dos principais alvos dos bandidos eram embarcações com motores potentes que foram furtados ou roubados de propriedades localizadas na zona rural do município paraense de Afuá.
Essa modalidade de crime também já estava sendo preparada para alcançar as áreas ribeirinhas de Macapá e Mazagão. Também houve o registro de ações similares em Ferreira Gomes, obrigando a deflagração da operação de hoje.
Os investigados – que já responderam por crimes de tráfico de droga, furto e homicídio qualificado – poderão responder pelos crimes de associação criminosa, furto qualificado e integrar organização criminosa. Em caso de condenação, poderão pegar uma pena de até 23 anos de prisão.