Da Redação
A SEED (Secretaria de Educação do Estado) está regularizando certificados de conclusão do ensino médio que foram emitidos sem autenticação. O procedimento é necessário para garantir a legitimidade do documento, principalmente para o ingresso em faculdades e concursos públicos.
“Algumas escolas do estado ainda estão em processo final de regularização, com a emissão do certificado, mas que necessita da autenticação do Núcleo de Inspeção Escolar, dentro da Secretaria de Educação”, disse Cleiberton Souza, coordenador de Políticas Educacionais/SEED.
Para o aluno que tem a intenção de entrar por meio de concurso público ou faculdade, existe um trâmite a ser seguido na parte documental. Basta o candidato trazer esse certificado emitido pela instituição de ensino, onde será aberto um processo verificando a autenticidade do documento bem como a validade do decorrer do período escolar, e dentro de um prazo de 2 dias, será validado essa autenticação.
Outro tipo de certificação diz respeito aos alunos do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) do Governo Federal, onde a escolha é do aluno através da Secretaria de Educação, onde o aluno terá que seguir os mesmos trâmites de um aluno de escola do estado.
Reportagem: Patrick Almeida
Imagens: Salgado Jr