Banner principalPolítica

Alliny Serrão é a primeira mulher eleita à presidência da Alap em três décadas

Outras parlamentares assumiram a presidência de forma temporária, mas nunca eleitas por meio de votação direta

Elden Carlos / Editor

A deputada Alliny Serrão (União) foi eleita, por voto direto, na tarde quinta-feira (02), como a primeira mulher a presidir a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) em três décadas de existência do Poder Legislativo amapaense. Com 23 votos favoráveis e um voto em branco, Alliny foi eleita presidente e assumiu o cargo durante cerimônia realizada logo após a votação. O agora ex-presidente da Casa, deputado Kaká Barbosa (PL), desistiu de disputar a reeleição à presidência.

A chapa encabeçada pela parlamentar tem como 1º vice-presidente o deputado Jaime Perez (PTB). Fabricio Furlan (Rede), assumiu como segundo vice-presidente. A primeira secretária da Mesa é a deputada Edna Auzier (PSD). Jesus Pontes foi escolhido como 2º secretário. Victor Amoras (Rede) e Liliane Abreu (PV), compõe a mesa como terceiro e quarto secretários respectivamente.

Em seu discurso de sete páginas, Alliny abordou diversos aspectos da atividade política, da importância da participação feminina e, especialmente, do povo do Amapá:

”Nos momentos cruciais, a responsabilidade de cada deputada e deputado deve superar o dualismo e as desavenças naturais ao embate político. Na dificuldade, somos todos amapaenses. É desta maneira altiva que desejo que esta casa deva se comportar para o avanço das pautas de interesse do povo amapaense, principalmente dos menos favorecidos economicamente”.

Ela falou ainda sobre os desafios impostos pelo atual cenário econômico que o país e o Amapá enfrentam.

”Os economistas são unânimes nas previsões: 2023 será muito difícil, ante as dificuldades das contas públicas. Ainda resta muito trabalho a ser feito para colocar nosso Estado do Amapá na rota do crescimento. E boa parte desse desafio passa por aqui, pela Assembleia Legislativa do Estado do Amapá. Não há, assim, descanso à vista. Entretanto, asseguro que, com espírito cívico, cumprimos nosso papel nos últimos quatro anos e, do mesmo modo, estamos preparados para envidar esforços neste ano de 2023 e anos seguintes”.

  • Quem é a primeira mulher a comandar o legislativo amapaense?

Estudante de Direito, Alliny Sousa da Rocha Serrão nasceu em Laranjal do Jari em 1985, município por onde iniciou sua carreira política sendo eleita vereadora entre 2012 e 2016, quando deixou o cargo para atuar na candidatura do marido, Márcio Serrão, atual prefeito de Laranjal do Jari.

Concorreu pela primeira vez a uma vaga no parlamento amapaense em 2018, quando foi eleita a parlamentar mais votada, com 8.987 votos. Em 2022, a deputada foi reconduzida ao cargo com 11.017, ou seja, 2,56% dos votos válidos.

Na Assembleia Legislativa, atuou como presidente da Comissão de Política Agrária, vice na de Ética e membro nas secretarias de Segurança Pública, de Transporte e Obras Públicas e de Empreendedorismo.

Também compôs a Frente Parlamentar pela Prevenção da Violência contra a Mulher e Redução do Feminicídio no Amapá, que buscou fortalecer as iniciativas de combate à violência doméstica contra as mulheres e meninas.

“Tivemos uma agenda de trabalhos extensa, envolvendo visitas técnicas em vários segmentos da sociedade, reuniões com prefeitos e parlamentares dos municípios, participando, ouvindo e buscando soluções para as demandas que nos eram confiadas”, explicou.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo