Amapaense faz sucesso com a mãe na internet: “Ajudou ela vencer a depressão”
Por RODRIGO ÍNDIO
Ainda criança Relson de Almeida Cardoso, se apaixonou pela comédia. Hoje, aos 37 anos, o santanense tem a certeza que esta arte muda vidas. Ele e a mãe Maria Joana de Almeida, de 63 anos, são provas vivas disso.
Quem os vê viralizando em vídeos de humor na internet não imagina que este trabalho além de levar entretenimento, alegria e passar a ser fonte de renda da família, os salvou da angústia, solidão e depressão.
O portal teve um bate-papo com Relson Cardoso para saber mais da história de vida, de superação e profissional da dupla que mora no município de Santana, a 17 quilômetros de Macapá. Acompanhe:
Portal EP: Quando o humor entrou em sua vida e quando você decidiu trabalhar com esta arte?
Relson: Sempre gostei da comédia, desde muito criança. Acredito que o humor tem um poder transformador. Ele salva vidas, porque em 2016 quando eu perdi um filho, acredito que o humor me ajudou a superar uma das piores fases da minha vida. Para mim, o bom humor, é algo que Deus coloca dentro de cada um de nós, é um dom divino. Em 2018 decidi que queria trabalhar com a comédia de fato. Foi quando eu fiz a minha primeira apresentação de Stand Up Comedy. Depois desse dia, outras oportunidades foram aparecendo e eu fui cada vez mais ganhando experiência. Já conto com 3 shows solos e o 4º fiz recentemente na companhia de minha mãe. Um dos momentos mais marcantes da minha carreira foi em março do ano passado quando eu fui a São Paulo e me apresentei na maior casa de comédia do Brasil, o Sampa Comedy, mesmo palco onde já se apresentaram grandes nomes da comédia nacional, como Whindersson Nunes, Thiago Ventura, Afonso Padilha, Renato Albani, dentre outros.
Portal EP: Qual seu objetivo profissional?
Relson: O meu principal objetivo é viver 100% da comédia e através dela poder dar uma boa condição de vida para minha família e para os meus amigos que sempre estão juntos no apoio.
Portal EP: De onde surgiu a ideia de encaixar a mãe nos vídeos?
Relson: Eu já gravava vídeos para internet há algum tempo com amigos. Teve um período em que meu pai faleceu (em 2020, aos 62 anos, de parada cardíaca) e nós estávamos bastante abalados, principalmente a minha mãe. Ela estava fazendo acompanhamento no psicólogo para tratar o início de uma depressão, ela foi aconselhada a fazer alguma atividade que pudesse distraí-la. Foi nesse momento em que eu a convidei para fazer um vídeo, como o resultado ficou muito bom, continuei gravando com ela. Isso começou a fazer bem para ela, pois voltou a sorrir e a se divertir, eu percebi ali uma mudança no semblante dela, como eu falei, o humor salva-vidas e ajudou ela a vencer a depressão. Desde então a gente vem gravando. Isso tem sido maravilhoso para mim, poder criar conteúdo ao lado da minha mãe.
Portal EP: Hoje vocês já fazem comerciais? Conseguem se manter com esse trabalho?
Relson: Já estamos fazendo vídeos propagandas e até comercial veiculado na TV. Antes de bombar na internet recebi uma proposta de um casal, Ranil Marinho e Carla Marinho, para que eu saísse do meu antigo trabalho como eletricista da companhia elétrica do estado para fazer parte da agência deles, a ClimbyUp. Como era o início não tinha retorno financeiro, mas eles cuidaram de tudo para eu já viver exclusivamente da comédia, isso faz mais de um ano. E as coisas só melhoram, graças a Deus. O Ranil é um estrategista de conteúdo nato, o melhor que eu conheço, já desenhou a carreira de vários na internet e desenhou um plano de carreira do zero para mim na internet e eu venho colocando em prática desde então e o resultado está sendo surpreendente. O dinheiro das publicidades, parceria e shows tem melhorado a qualidade de vida minha família e tem ajudado bastante a mamãe, uma renda muito boa para ela, que também recebe pelo trabalho.
Portal EP: Percebemos que outras pessoas participam dos vídeos, quem são os outros integrantes do elenco?
Relson: Eu e a mamãe não conseguimos nada sozinhos, além da agência que deixa tudo organizado para gente, nós temos amigos que nos ajudam sempre, sem eles nada disso seria possível. Meu cunhado Victor que faz as gravações, tem os personagens que eu crio para estarem gravando com a gente. Ultimamente tem o Joabe Silva que faz o personagem do Agiota, tem o Ronison Souza que faz o Delegado, tem o Vernney Nunes que faz o Massa Bruta, tem meu sobrinho Victor Hugo que faz o papel do meu filho em alguns vídeos, a minha esposa Aldeni também já participou de alguns vídeos, ou seja, são muitas pessoas ajudando. Eu crio os roteiros e eles me ajudam a colocar em prática.
Portal EP: Quantas visualizações e seguidores vocês já tem nas redes sociais?
Relson: Somadas as visualizações nas redes sociais são mais de 50 milhões. Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais.
Portal EP: O que espera para o futuro?
Relson: Espero poder rodar o Brasil todo fazendo shows, sempre levando o nome do nosso estado. Quando estive em São Paulo fazendo show, quando terminei a minha apresentação fiz questão de dizer que eu era do Amapá. Meu sonho é me tornar um produto nacional, mas de origem amapaense.
Portal EP: Quais as redes sociais e contatos para trabalhos?
Relson: O facebook Relson Cardoso. No instagram é o @relsoncardoso. Nosso contato para show e publicidade (96) 98144-2223.