
A equipe técnica do Governo do Estado, a entidade sem fins lucrativos Doutores da Amazônia e a coordenação do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) visitaram o território dos Wajãpi, na região Oeste do Amapá, próximo do município de Pedra Branca do Amapari. O objetivo foi iniciar um planejamento de ações para realizar atendimentos especializados nas diversas áreas médica e odontológica, com alta tecnologia em saúde bucal nas aldeias indígenas do Estado.
“Desde o início de 2022, quando conheci o projeto, me inscrevi, a princípio, como voluntária e depois começamos as primeiras tratativas para ações dentro do Amapá. Os Doutores da Amazônia desenvolvem um protocolo odontológico pioneiro no mundo, utilizando equipamentos de alta tecnologia, como scanner digital, sistema CAD/CAM, RX digital, entre outros”, informou Priscilla Flores, cirurgiã dentista e primeira dama do Estado.

Nestas ações, a tecnologia utilizada será a do sistema Cerec cad cam, um scanner intra oral onde será capturada imagem da arcada dental, enviada a um software, para desenhar os elementos dentários. Assim, a imagem é encaminhada para uma fresadora 3D.
“Na fresadora, será possível confeccionar elementos dentários definitivos em minutos, ou seja, peças protéticas prontas para o uso. Além disso, com equipamentos para canal modernos, a equipe consegue realizar até trinta tratamentos endodônticos por dia. Com essa rapidez, possível pelo uso das tecnologias mais modernas existentes na Odontologia, poderemos trazer maior qualidade de vida e saúde bucal para diversos indígenas em pouco tempo”, enfatizou a dentista.

- Um olhar mais humano e estrutural
O programa da entidade Doutores da Amazônia não contempla apenas atividades de saúde, mas também de cidadania, pois tem um olhar mais humanitário para as comunidades atendidas.
Na oportunidade, os Waiãpi aproveitaram a oportunidade para conversar com a equipe e repassaram uma carta com os anseios e necessidades de seu povo e da região em questão para ser entregue ao Governador do Amapá, Clécio Luís.