Tornar o Amapá um destino turístico e cultural atrativo, além de fomentar produções artísticas do estado, são algumas das metas do Novo Governo, tratadas pelas Secretarias de Estado de Cultura (Secult) e de Relações Internacionais e Comércio Exterior. Entre as ações principais, está a criação de um Calendário Internacional de Eventos.
Para a secretária de Cultura do Estado, Clícia Di Miceli, as relações interinstitucionais e entre secretarias de Estado como formas de potencializar as ações de governo é indispensável. Pois o planejamento conjunto se traduzirá em muitas ações, sendo uma das principais a criação e efetivação deste Calendário.
“Temos a nossa pauta regional de Cultura, que tem a ver com a nossa história enquanto povo e enquanto lugar, mas também temos estas pautas transversais e que insere o Amapá em outros contextos [a exemplo do mercado internacional”, concluiu.
Para o secretário de Relações Internacionais, Lucas Abrahao, a estruturação clara destes eventos em um roteiro turístico-cultural – com manifestações tradicionais do Amapá, como a Festa de São Tiago, o Ciclo do Marabaixo e o Encontro dos Tambores – tornaria o circuito local mais atrativo a turistas de outras regiões do Brasil e, também, de outros países.
Lucas Abrahao destacou, ainda, que esse trabalho conjunto com a Secult inclui a promoção dos produtos que compõem a identidade visual amapaense. São obras de arte, louças, biojóias e artesanato atrativos ao comércio internacional.
“Não mediremos esforços para promover a cultura amapaense; nossas riquezas tangíveis e imateriais. Tudo isso será alvo de um grande programa de promoção cultural do Amapá internacionalmente. Tenho certeza que, de forma integrada, conseguiremos fazer muito pelo povo do Amapá”, enfatizou.