Por causa do período de intensificação das chuvas, o Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP) orienta a população sobre medidas que podem evitar acidentes nesta época do ano.
É importante acompanhar os boletins meteorológicos divulgados pela imprensa para se preparar em casos de chuvas mais fortes. Outra medida é não jogar lixo ou entulho em lotes baldios, bueiros, quintais, nos córregos e na rua – esses materiais podem agravar os riscos de alagamento.
Durante as chuvas, a população deve evitar sair de seu local, aguardando a intensidade diminuir ou cessar. É preciso, ainda, procurar um lugar seguro ao sinal de qualquer aumento e nunca se proteger embaixo de árvores, pois elas podem cair e atrair raios;
- Queda de árvore
Na tarde desta quarta-feira, 18, uma mangueira de grande porte caiu em um perímetro da Avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a Rua Leopoldo Machado, no Centro de Macapá, e atingiu dois carros. Segundo o Corpo de Bombeiros, não houve vítimas, somente danos materiais.
Duas equipes de bombeiros foram encaminhadas ao local do incidente, para cortar os galhos e retirar os veículos – durante este trabalho, o trânsito foi interrompido no perímetro, sendo liberado no fim da tarde. A ocorrência contou com apoio da Defesa Civil de Macapá.
No momento do acidente, o tempo estava aberto, não chovia e nem havia ventos fortes.
Em casos de incidentes, o cidadão pode solicitar auxílio ou ajuda pelo 193, que serve tanto para o Corpo de Bombeiros quanto para Defesa Civil Estadual. O serviço funciona 24h por dia.
- Orientações aos motoristas
– Evite sair durante as chuvas, mas se for necessário, não ande em vias alagadas, procure sempre rotas alternativas;
– Não estacione seu veículo em regiões íngremes, próximo às árvores e postes durante as chuvas;
– Durante a incidência de raios, a melhor proteção é permanecer no interior do veículo.