Cidade

Melhorias na estrutura do HE segue em ritmo acelerado

O Governo do Amapá completa, nesta semana, 15 dias de uma intensa força tarefa de serviços no Hospital de Emergências Oswaldo Cruz, centro da capital. A unidade hospitalar já recebeu mais de 32 novas centrais de ar, bebedouros, novos leitos e nova organização de fluxo. Melhorias já podem ser vistas em toda a estrutura física do prédio.

As obras e reparos no hospital iniciaram no dia 2 de janeiro, com instalação de centrais, trocas de calhas e colocação de janelas. Os serviços seguiram por espaço e já contemplaram a revitalização das salas de curativos e medicação; três enfermarias; recuperação de diversos banheiros; trocas de louças e revestimentos, além de instalação de bebedouros, televisor, sistema de som na recepção e compra de diversos insumos e medicamentos.

“Todos os dias avançamos com obras e reparos. Temos um zelo em deslocar pacientes e reorganizar espaços dentro de uma unidade hospitalar em pleno funcionamento, mas já temos melhoras significativas”, frisou a secretária de Estado da Saúde, Silvana Vedovelli.

Logo na recepção já é possível identificar novas cadeiras, sistema refrigerado, sistema de som para a chamada dos pacientes e identificação por meio de pulseiras do Protocolo de Manchester.

 A nova Sala de Medicação está completamente reformada desde o teto, piso e paredes, com cadeiras novas e mais comodidade aos pacientes. A unidade está com estrada diferenciada pela Av. Mendonça Júnior, mas segue com o fluxo normal de serviços.

Nos próximos dias, novos espaços serão entregues prontos, como a Sala de Trauma e o laboratório. A meta do Governo do Estado é revitalizar todos os espaços do HE para trazer mais conforto aos usuários do hospital.

  • Mais leitos

Desde o primeiro dia de gestão, enfermarias e alas do HE passaram por obras, muitos espaços foram revitalizados proporcionando ampliação para 12 novos leitos. Isso proporcionou que muitos pacientes saíssem dos corredores para serem atendidos de forma mais digna. Além disso, os técnicos também organizaram melhor os insumos e medicamentos melhorando a qualidade no atendimento.

O método de triagem já é usado nos hospitais do Amapá, mas com as pulseiras o atendimento fica mais rápido e eficaz, de acordo com a real necessidade dos pacientes, de forma justa e com tratamento imparcial para todos. Além disso, técnicos afirmam que a implantação das pulseiras ajuda na identificação visual dos pacientes e maior agilidade em casos mais graves.

  • Obras internas

Na área interna da unidade seguem duas frentes de trabalho. Uma realiza reformas de enfermarias no segundo andar com troca de forro, parte elétrica, pintura, revestimento e troca de louça nos banheiros. A outra frente trabalha no térreo do HE, com recuperação de alas, reforma da Sala de Curativos, reparos e manutenção nas centrais de ar, na pintura e na parte elétrica.

Em menos de 12 dias, o hospital já teve Sala de Medicação reformada, leitos recuperados e ampliação de novos 12 leitos, pintura, reforma e reativação de banheiros, instalação de bebedouros e TV, e sistema de som na recepção.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo