Da Redação
Aproximadamente 293 internos do Iapen (Instituto de Administração Penitenciária do Amapá), participaram das provas do Enem 2022 (Exame Nacional do Ensino Médio) entre os dias 10 e 11 de janeiro. A ação faz parte das atividades de ressocialização proporcionadas em parceria com a Secretaria de Educação do Estado.
“Quando se fala em educação, sabemos que é um dos motivos que fazem uma pessoa evoluir, e dentro do sistema penitenciário, não podia ser diferente. Ofertar condições para que o interno venha no futuro ter seu curso superior ou curso profissionalizante, é uma das metas de todo o sistema prisional. Tivemos uma adesão maior que todos os anos passados – (em 2021, foram quase 170). A educação faz parte do processo de ressocialização. Àquele que deseja estudar ou trabalhar, sairá muito melhor e com qualificação para o mundo exterior”, disse Lucivaldo Costa, diretor do Iapen.
A maioria dos internos vêm cursando o Ensino Médio dentro do Iapen, onde são aptos a participar do exame do Enem. Pensando nesta questão, a partir de 2024, o sistema penitenciário do Amapá terá um pavilhão exclusivo para presos que estão em regime de estudo; ou seja, presos matriculados que frequentam as aulas regularmente, ficarão em um pavilhão isolado de outros detentos.
Ressaltando ainda que além do Enem, os presos ainda cursam o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), Educação Formal, e cursos profissionalizantes em parceria com o grupo S (Sesi, Sesc, Senai, Senac, Sebrae, Sescoop, Sest, Senat e Senar), além do Pronatec
Reportagem: Patrick Almeida
Imagens: Paulo Leal