Cidade

Buscando ressocialização, internos do Iapen realizam prova do Enem

Da Redação

Aproximadamente 293 internos do Iapen (Instituto de Administração Penitenciária do Amapá), participaram das provas do Enem 2022 (Exame Nacional do Ensino Médio) entre os dias 10 e 11 de janeiro. A ação faz parte das atividades de ressocialização proporcionadas em parceria com a Secretaria de Educação do Estado.

“Quando se fala em educação, sabemos que é um dos motivos que fazem uma pessoa evoluir, e dentro do sistema penitenciário, não podia ser diferente.  Ofertar condições para que o interno venha no futuro ter seu curso superior ou curso profissionalizante, é uma das metas de todo o sistema prisional. Tivemos uma adesão maior que todos os anos passados – (em 2021, foram quase 170). A educação faz parte do processo de ressocialização. Àquele que deseja estudar ou trabalhar, sairá muito melhor e com qualificação para o mundo exterior”, disse Lucivaldo Costa, diretor do Iapen.

A maioria dos internos vêm cursando o Ensino Médio dentro do Iapen, onde são aptos a participar do exame do Enem. Pensando nesta questão, a partir de 2024, o sistema penitenciário do Amapá terá um pavilhão exclusivo para presos que estão em regime de estudo; ou seja, presos matriculados que frequentam as aulas regularmente, ficarão em um pavilhão isolado de outros detentos.

Ressaltando ainda que além do Enem, os presos ainda cursam o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), Educação Formal, e cursos profissionalizantes em parceria com o grupo S (Sesi, Sesc, Senai, Senac, Sebrae, Sescoop, Sest, Senat e Senar), além do Pronatec

Reportagem: Patrick Almeida

Imagens: Paulo Leal

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo