Da Redação
O zootecnista Felipe Brener (formado pela Universidade Federal da Amazônia (UFRA), Mestre em Ciências Veterinárias, Doutorando em Saúde e Produção Animal na Amazônia e diretor de Práticas Agrícolas e Zootécnicas do IFAP – campus agrícola Porto Grande) e Caroline Pessoa da Silva (Médica Veterinária formada pela Universidade Federal da Amazônia (UFRA), Mestre em Ciências Veterinárias, professora na área de Medicina Veterinária do IFAP – campus agrícola Porto Grande), concederam entrevista ao programa “Fogo Cruzado”, apresentado pelo jornalista Gilvan Barbosa (GB), pela rádio Equinócio FM 99.1, para informar sobre os cursos oferecidos pelos Ifap – campus Porto Grande para a comunidade em geral.
“O Ifap – campus Porto Grande convoca toda a juventude da região central de nosso Estado (Serra do Navio, Pedra Branca, Porto Grande e Ferreira Gomes) para a realização de cursos durante esse período de férias. O Instituto oferece cursos de formação inicial e continuada (curta duração, com carga horária de 20h) para os jovens que estão na fase final do ensino fundamental e/ou médio para complementação do currículo. Lembrando que adultos também podem participar para uma melhor qualificação no mercado de trabalho”, disse Brener.
Na ocasião, serão ofertados 6 cursos FIC (Formação Inicial e Continuada): Aspectos e Noções de Paisagismo, Casqueamento de pequenos ruminantes, Arrumador e Conferente de Carga, Estrutura Atômica e Tabela Periódica, Inglês para iniciantes, Introdução à Astronomia e Astrofísica.
Os cursos oferecidos são gratuitos e com inscrições via online, pelo site do Ifap: eventos.ifap.com.br
Em relação aos cursos oferecidos, destacamos um de extrema importância: Casqueamento de pequenos ruminantes (voltado especialmente para a parte da pecuária), onde o profissional realiza serviços de alinhamento e correta postura do animal (ovelha, cabra, carneiro e algums maiores como o cavalo e o gado bovino), sendo essa prática fundamental para a saúde do animal.
Para quem trabalha no ramo agropecuário ou no ramo da produção, é essencial uma atenção especial nos cascos dos animais, principalmente nessa época do período invernoso, com um volume maior de chuvas e um contato maior desses animais em ambientes alagados, ocasionando algumas doenças severas no casco, podemos ocorrer até mesmo o abate.