No último final de semana, moradores e desportistas do Distrito do Bailique, distante cerca de 140 quilômetros da capital, receberam mais uma etapa do 45° Torneio Interdistrital de Futebol. Um total de 32 times estiverem em campo para disputar uma vaga na final, além da premiação em dinheiro.
O time masculino campeão foi o “Andiroba” e o segundo lugar ficou com o “Jangadinha”. Já na disputa feminina, o time “Vila Progresso” e o vice “Igarapé Carneiro” garantiram a vaga na fase final.
Os jogos iniciaram em novembro e vão ocorrer em 10 distritos de Macapá, reunindo 170 comunidades, com cerca de 3 mil atletas participando dos jogos durante três meses. A final está prevista para os dias 24, 25 e 26 de março.
A disputa é organizada pela Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer (Comel) em parceria com as secretarias municipais de Saúde (Semsa), Mobilização e Participação Popular (Semmopp) e a Secretaria Municipal de Agricultura (Semag). Além disso, conta com emenda impositivas dos vereadores Luany Favacho (Pros), Dudu Barbosa (PL) e emenda parlamentar do deputado federal, Acácio Favacho.
Todos os jogos incluem equipes do futebol masculino e feminino dos distritos e dos bairros Coração e Fazendinha. “Essa é uma oportunidade que deve abranger amantes do futebol sem diferença de gênero. Em 2023 vamos ter o lançamento da copa distrital de outras modalidades, e outra faixa etária nas categorias de base. Nosso objetivo é alavancar o esporte em Macapá e valorizar nossos atletas”, destaca o coordenador municipal de Esporte e Lazer, Bruno Igreja.
Além da ampla estrutura, o evento conta com premiações em dinheiro e entrega de troféus para os classificados. “Uma forma de incentivar quem dedica tempo e amor pelo que faz, possibilitando a participação em um campeonato oficial e descobrindo novos talentos”, conclui o coordenador.
A próxima etapa classificatória da competição acontecerá no distrito de Carapanatuba, nos dias 13, 14 e 15 de janeiro.