Com o início do ano e férias escolares, o mês de janeiro é o momento em que muitas pessoas estão em casa e, para sair da rotina, buscam alternativas para entretenimento e lazer. Com todo esse cenário, o Governo do Amapá traz algumas opções que reúnem cultura, história e gastronomia para os amapaenses e turistas aproveitarem. Confira!
- Fortaleza de São José de Macapá
A Fortaleza de São José de Macapá é um monumento histórico e o principal ponto turístico do Amapá. Símbolo da presença colonial portuguesa na Amazônia, foi construída no século XVIII para defender as terras do extremo norte do Brasil.
É considerada uma das maiores fortificações brasileiras da época colonial lusitana, foi tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) em 1950 e elevada à categoria de museu em 2007.
Horário: A Fortaleza esta aberta para visitas de terça a domingo, de 9h às 17h.
Endereço: Rua. Cândido Mendes, Centro
- Museu Joaquim Caetano da Silva
Quer conhecer mais sobre a história do Amapá? O Museu Joaquim Caetano da Silva é o local certo. Quem visitar o espaço vai encontrar um acervo com peças arqueológicas, documentos manuscritos e objetos que datam dos séculos XIX e XX, além de fotografias que registram o cotidiano dos governantes e do povo amapaense através dos tempos.
Horário: De segunda a sexta-feira, de 8h às 18h.
Endereço: Av. Mário Cruz, 376, Centro
- Casa do Artesão
O ambiente reúne artesanato amapaense para comercialização, onde é possível encontrar peças em madeiras, cerâmica, sementes, cipó, bebidas artesanais, bombons com sabores de frutas regionais e manualidades.
Horário: O funcionamento é de segunda a sexta das 8h às 19h, sábados 9h às 19h30 e domingo das 13h às 20h30.
Endereço: Rua. Francisco Azarias da Silva Coelho Neto, Centro
- Espaço Sabores do Amapá
O local apresenta uma grande praça de alimentação, com 30 restaurantes que ofertam aos visitantes comidas típicas, água de coco e delícias variadas como tapioca, açaí e sobremesas. Tudo isso na orla de Macapá, de frente para o Rio Amazonas.
Funcionamento: Segunda à domingo
Endereço: Rua. Francisco Azarias da Silva Coelho Neto, Centro
- Museu Sacaca
É um espaço que apresenta uma Exposição a Céu Aberto e que mantém as histórias vivas das comunidades ribeirinhas e do povo indígena do Amapá, com atrações como passeio no barco regatão. O museu tem por objetivo promover ações museológicas de pesquisa, de preservação e de comunicação do patrimônio cultural.
Horário: 9h às 17h, de terça a domingo
Endereço: Av. Feliciano Coelho, 1509, Trem
- Monumento Marco Zero
O Marco Zero do Equador, é um dos pontos turísticos do estado, que tem como atração a divisão dos hemisférios norte e sul. Todos os anos, o local é palco dos equinócios das Águas (em março) e da Primavera (em setembro), que marcam as trocas das estações – nesse momento, o dia fica com a mesma duração da noite. O espaço apresenta, ainda, uma extensão da Casa do Artesão, que comercializa diversos produtos regionais.
Horário: segunda a sábado, das 8 às 18h e aos domingos de 10h às 16h.
Endereço: Rodovia Josmar Chaves Pinto, Jardim Marco Zero