Da Redação
O Setap (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá), informou que a tarifa interurbana e rodoviária sofrerá um reajuste de 25% a partir de 1º de março.
“A linha interurbana são os ônibus que circulam na região metropolitana da capital, Macapá. (Macapá-Santana / Macapá / Mazagão / Santana / Mazagão), e a rodoviária, as que circulam para o interior do estado. Esse reajuste já vinha sendo discutido há tempos atrás, sendo tomada uma decisão em outubro de 2022 para o reajuste em março de 2023. Esse processo tramita na esfera judicial desde 2017, e o magistrado que recebeu a causa, achou um absurdo um processo demorar quase 6 anos para uma decisão”, disse Renivaldo Costa, diretor de comunicação do Setap.
Na ocasião da decisão do juiz, foi convocada uma reunião conciliatória entre as partes (Procuradoria de Justiça, Setrap e Setap) – ressaltando que cada órgão apresentou uma planilha de custos, onde a passagem Macapá-Santana passará de R$ 4 para R$ 5.
Ressaltando ainda que como todo ano, sofre reajuste do salário mínimo e consequentemente os insumos, a população amapaense agora terá o aumento anual das passagens de ônibus no mês de março.
O acordo estabelecido diz que ano após ano, se as partes (Procuradoria de Justiça, Setrap e Setap) não entrarem em um consenso sobre o índice aplicado na tarifa será homologado pelo reajuste da inflação.
Um dos termos do acordo estabelece a renovação da frota, com contrapartida do Estado no fornecimento de linhas de financiamento para que os empresários possam colocar à disposição da população, /ônibus novos e de qualidade.
Reportagem: Luciane Alves
Imagens: Manoel Jr