Cidade

Estação de Esgoto recebe obras de tratamento de rejeitos sólidos

Da Redação

A CSA (Concessionária de Saneamento do Amapá) realizou algumas melhorias no sistema de tratamento de esgoto, localizado no bairro das Pedrinhas, zona sul da capital.

Antes, os resíduos sólidos trazidos pelos caminhões coletores eram despejados sem passar por algum tipo de tratamento; porém hoje, as empresas que prestam este tipo de serviços, terão que pagar uma taxa de uso do manuseio.

“Muitas melhorias foram feitas antes da instalação, pela necessidade da urgência da implantação de um serviço de qualidade, pois antes era despejado a céu aberto e não dava o fim específico para tal uso”, disse Marcus Vinícius da Silva, gerente de operações da CSA.

O processo desse novo sistema de tratamento é através de duas formas: o despejo do carro coletor limpa-fossa dentro de uma caixa principal, e outra através das elevatórias, onde todo o esgoto chega por meio da caixa de entrada, onde filtra em parte na caixa de areia (retenção de alguns resíduos), após indo a caixa de entrada, onde o tratamento é feito por 2 grandes lagoas: a anaeróbia; com tratamento sem oxigênio, e outra lagoa é a facultativa. Após todo esse processo, é despejado no emissário e lançado no Rio Amazonas; lembrando que todo o esgoto coletado, é tratado.

A CSA fornece a água, a população usa o produto e descarta virando o esgoto. Se não fizer o tratamento adequado, esse material não é lançado com a devida qualidade para os rios.

Reportagem: Lanna Coelho

Imagens: Erik Silveira

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo