Cidade

IBGE/AP divulga resultado prévio do Censo 2022

Da Redação

Pela previa dos dados do censo demográfico 2022, o Estado do Amapá tem a população estimada em 774.268 habitantes, segundo a coleta realizada até o dia 25 de dezembro.

Sem a conclusão do Censo, o IBGE/AP (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), decidiu realizar uma base de cálculo da população em relação aos dados já levantados, tendo que enviar ao Tribunal de Contas da União (TCU), que utiliza o número de habitantes para base do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

“Infelizmente, é uma realidade totalmente contrária de tudo o que já fizemos em relação ao Censo. Normalmente, essa coleta de dados é feita nos meses de agosto, setembro e outubro. Já estamos no 6º mês e com todas as dificuldades enfrentadas, ainda não conseguimos terminar. Somos cobrados diariamente pela superintendência nacional. Foram contratados novos recenseadores; porém com o passar dos dias, não era aquilo que almejavam e acabavam desistindo. Um exemplo é o número de recenseador que só a capital necessita que é de 372 pessoas. Esse número nunca chegou a 300, e ainda assim, com várias desistências no período. Vários fatores contribuíram para essa demora da coleta, como a negativa e tratamento das pessoas em relação aos recenseadores, e também o baixo salário ofertado pela categoria, pelo baixo orçamento disponibilizado”, disse o superintendente Haroldo Ferreira.

Pelo que já foi coletado, o Amapá vai ficar abaixo da média prevista de crescimento populacional. Em comparativo com o último censo, em 10 anos, o estado cresceu em pouco mais de 100 mil habitantes.

Segundo Haroldo, vários fatores podem ter influenciado esse número reduzido, entre eles a migração de pessoas se deslocando para outros estados em busca de melhores condições de vida e oportunidades de emprego.

A coleta de dados que deveria ter encerrado em outubro de 2022, deve se concluída no final deste mês de janeiro. O Instituto enfrentou dificuldades com à falta de pessoal para atuar como recenseador.

Reportagem: Neilly Flan

Imagens: Adriano Monteiro

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo