Cidade

Prefeitura de Macapá orienta população sobre controle epidemiológico do mosquito transmissor

Da Redação

Com a chegada do período invernoso, a população precisa redobrar os cuidados com a dengue. As equipes da Prefeitura de Macapá já iniciaram as primeiras ações para garantir o controle epidemiológico da doença.

“Finalizamos o último ciclo do ano, e dentro dessa avaliação, a capital fechou com risco moderado, o que vem se repetindo ao longo dos anos. As medidas que pretendemos reduzir em 2023, dependem não só das ações da prefeitura, como a maior parte da população. Nossas equipes já estão preparadas para a orientação e prevenção do mosquito transmissor (dengue, zika vírus e chicungunha), na tentativa da redução do número de focos da doença”, disse o subsecretário de Vigilância em Saúde, Kleverton Siqueira.

A orientação principal com essa proximidade das chuvas, é sobre o desuso de recipientes expostos; essencial não estar em local aberto e de preferência estar virado de ponta-cabeça. Tudo o que se pode acumular água (garrafas, descartáveis, pneus, etc), é fator determinante para a proliferação do mosquito, com uma possibilidade imensa do desenvolvimento de larvas e posterior multiplicação do vetor transmissor.

Dentro da última avaliação da subsecretaria, foi identificado os bairros da Zona Norte com maiores potenciais no quesito risco grande da doença, dando uma certa prioridade nestes locais, com a visita dos agentes de endemias e borrifação.

Outra preocupação também é em relação aos distritos da capital, onde houve um crescimento do número de casos, onde também se dará essa visita dos agentes.

Reportagem: Patrick Almeida

Imagens: Paulo Leal

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo