O Governo do Estado e a CEA Equatorial entregaram a Rede Elétrica de Distribuição Rural que garante energia 24 horas para mais de 3 mil moradores da Vila do Maracá, distrito do município de Mazagão. O novo sistema foi entregue oficialmente na sexta-feira, 16.
São mais de 600 famílias que a partir de agora não passarão mais por racionamento e desligamento diário de motores a diesel. Elas também poderão ser incluídas nos programas Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), regulamentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL); e “Conta Paga Luz”.
A Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (SIMS) e a Equatorial farão um mutirão de cadastramento, pois para ter direito ao benefício é necessário que as famílias estejam inscritas no CadÚnico. Atualmente, 25 mil famílias são beneficiadas em todo o estado com o pagamento da conta integral de consumo de energia de até 150kw/mês.
Durante a cerimônia de entrega, que reuniu representantes do governo, Equatorial e comunidade local, o governador Waldez Góes falou da importância da chegada da energia 24 em função das potencialidades da comunidade para atividades de agroextrativismo, mineração e pecuária.
Rede Elétrica de Distribuição Rural
A obra foi retomada em setembro de 2022 através de uma parceria firmada entre Governo do Estado e CEA Equatorial, com o investimento total de R$ 9.650.356,39.
A rede elétrica é composta por linhas de média tensão em uma extensão de mais de 113 km e outra rede de baixa tensão com 11,5 km, ligando a obra da Vila do Maracá até a subestação Rio Preto. Os moradores da comunidade Rio Preto, Ramal Camaipi e do entorno da BR-156 também serão atendidos por esta rede de distribuição.