Cidade

Festival de Bandas e Fanfarras do Amapá consagra a tricampeã Banda Marcial Esther Virgolino

A Banda Marcial Esther Virgolino, a Banda de Percussão Ducaxias e a Fanfarra Simples Maria de Nazaré Rodrigues foram as grandes campeãs do III Festival de Bandas e Fanfarras do Amapá, realizado no sábado, 17, em frente à Casa do Artesão, em Macapá.

É a terceira vez que a Banda Marcial Esther Virgolino conquista premiação no Festival de Bandas e Fanfarras do Amapá. A Banda de Percussão Ducaxias, da Escola Estadual Duque de Caxias, de Clevelândia do Norte em Oiapoque, levou pela primeira vez o prêmio, assim como a Fanfarra Simples Maria Nazaré Rodrigues, de Laranjal do Jari.

O evento, promovido pelo Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), e apoio da Secretaria de Cultura (Secult) e Federação de Bandas, Fanfarras e Regentes do Amapá (Febfrap), contou com bandas de Macapá, Oiapoque, Serra do Navio, Laranjal do Jari, Pedra Branca do Amapari e Amapá.

Ao todo, 14 unidades de ensino da rede pública amapaense, tanto municipal quanto estadual, participaram da competição, dividida em três categorias: Fanfarras Simples (3 fanfarras), Banda de Percussão (8 bandas) e Banda Marcial (3 bandas).

As equipes foram avaliadas em aspecto visual e aspecto musical. No visual,os itens avaliados foram uniformidade e instrumental, alinhamento, cobertura, garbo, evolução e ritmo. Já no aspecto musical, foram analisados sopros, conjunto, regência, adaptação, percussão, arranjo, adaptação ou transcrição, evoluções e coreografia da banda. Cada escola precisava ter de 15 a 20 minutos de apresentação.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo