CidadeCultura

3ª edição do “Amaparty Game” traz a volta dos jogos retrô

Da Redação

No último sábado aconteceu no Sesc Centro, a 3 edição do “Amaparty Game”, evento de jogos de tabuleiro modernos do Amapá. A Equipe QG Board Games que tem uma página em uma rede social onde compartilha diversos conteúdos referentes a jogos, que acaba fomentando o hobby no Amapá, é a responsável pela organização do evento.

De acordo com o designer de jogos, Kalil Tamioso Quintas, o hobby acaba contribuindo muito com o desenvolvimento do ser humano, em especial das crianças que a cada dia ficam mais ligadas em jogos eletrônicos de celulares e computadores. 

“Esse tipo de diversão é importante porquê trata um desenvolvimento intelectual, com a abertura de novas amizades, e essa diversão off-line é muito melhor, pois essa geração de hoje só quer saber do uso do celular, onde vive num mundo isolado; e esses jogos de tabuleiro, onde precisa de um grupo de pessoas para jogar, acontece essa interação; esse desenvolver cognitivamente é muito significante”, disse.

No passado, os jogos de tabuleiro eram utilizados por pessoas das mais variadas idades. Famílias se reuniam para brincar e disputar joguinhos como Banco Imobiliário, uma das sensações da época e que retorna com força total. Além de ser amante do hobby, Kalil também desenvolve jogos. Ele nos fala como acontece o processo de criação, o que buscou colocar no jogo e finaliza destacando que pode se aprender brincando.

“Para o desenvolvimento de um jogo, foram anos de praticagem do hobby, onde conhecemos várias mecânicas, formas de jogos; então, não é como algo criado; é uma inspiração que vem ao longo do tempo. Não é fácil, mas com o passar do tempo, se cria referências e tudo se torna fácil na questão da criação do jogo”, complementou.

Os jogos variam de temas, mecânicas, quantidade de pessoas e vão de jogos desde jogos supersimples até os mais complexos, jogos para galera, jogos para jogar em família, jogos para jogar em casal e muito mais. 

E para quem achava que jogos de tabuleiro era coisa do passado, olha eles aí, já movimentando até mesmo a economia local, pois muitos voltaram a ser comercializados com o início dos eventos “Amaparty Game”.

Após a apresentação do jogo de tabuleiro, ele também poderá ser comercializado e quem sabe ser utilizado no sistema educacional do Estado. E sobre o campeonato, para nossa equipe todos que estavam presentes foram vencedores e merecem o troféu, já que trocaram o descanso de um sábado, para se movimentar, obter conhecimento e fazer novas amizades.

Reportagem: Luciane Alves

Imagens: Fábio André

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo