Cidade AlertaPolícia

PF investiga esquema de câmbio ilegal de moedas em Oiapoque

Operação ‘Échanger’ foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (16) para cumprir dois mandados de busca e apreensão na cidade de Oiapoque (AP)

Elden Carlos / Editor

A Polícia Federal (PF) cumpriu dois mandados de busca e apreensão na manhã desta sexta-feira (16) durante a operação ‘Échanger’, que investiga um suposto esquema criminoso de sistema financeiro na fronteira de Oiapoque (AP) com a Guiana Francesa. O nome da operação faz alusão ao ‘câmbio’, que vinha sendo praticado de forma ilegal no extremo norte do país.

Segundo a PF, o principal alvo da operação realizava a compra e venda ilegal de moeda estrangeira em Oiapoque. As investigações revelaram que ele operava o sistema financeiro cambial sem a autorização do Banco Central do Brasil, supostamente se valendo de pessoa jurídica. Os policiais cumpriram as ordens judiciais em dois endereços do investigado. Ele não teve o nome divulgado. Existem ainda evidências de que parte dos valores movimentados serviriam para instrumentalizar o crime de migração ilegal.

Ainda de acordo com a Polícia Federal, durante as buscas os policiais apreenderam € 90,00; $ 1.350,00 em pesos cubanos e 3.340 dólares surinameses. Outras pessoas estão sendo investigados por suspeita de envolvimento no esquema. Se condenado, o investigado poderá cumprir pena de até 4 anos de prisão.

Imagens: Divulgação/PF

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo