Devido à capacidade de longo alcance e alta altitude, ele pode derrubar mísseis e aeronaves russas longe de seus alvos dentro do país
O governo de Joe Biden está finalizando os planos para enviar o sistema de defesa antimísseis Patriot para a Ucrânia, que pode ser anunciado ainda nesta semana, de acordo com duas autoridades dos Estados Unidos e um alto funcionário do governo.
O plano do Pentágono ainda precisa ser aprovado pelo secretário de Defesa Lloyd Austin antes de ser enviado ao presidente para assinatura. Os três funcionários disseram à CNN que a aprovação é esperada.
A Ucrânia tem pedido aos EUA que enviem o avançado sistema de defesa aérea de longo alcance, altamente eficaz na interceptação de mísseis balísticos e de cruzeiro, uma vez que está sob uma barragem de ataques de mísseis e drones russos que destruíram infraestruturas importantes em todo o país.
Esse seria o sistema de armas defensivas de longo alcance mais eficaz enviado ao país, e as autoridades dizem que ajudará a proteger o espaço aéreo para as nações da Otan na Europa Oriental.
Não está claro quantos lançadores de mísseis serão enviados, mas uma bateria Patriot típica inclui um conjunto de radar que detecta e rastreia alvos, computadores, equipamentos de geração de energia, uma estação de controle de engajamento e até oito lançadores, cada um contendo quatro mísseis prontos para disparar.
Assim que os planos forem finalizados, os Patriots devem ser enviados nos próximos dias e os ucranianos serão treinados para usá-los em uma base do Exército dos EUA em Grafenwoehr, na Alemanha, disseram autoridades.