Da Redação
A Sema (Secretaria de Estado do Meio Ambiente), em parceria com outras instituições, realiza oficina para garantir a salvaguarda socioambiental em todo Amapá. O objetivo principal da oficina é a garantia de que políticas públicas sejam traçadas, na intenção do controle e monitoramento social ambiental.
Essa oficina, já realizada em outras comunidades tradicionais do Estado, tem a duração de 2 dias.
“O Estado está num processo de construção da sua política para serviços ambientais. Em meio a essa política, precisamos que essas comunidades sejam ouvidas e direitos assegurados. Nesse contexto, estamos seguindo a salvaguarda de Cancun, formula na Cop-2010. O Brasil fez suas próprias salvaguardas, e o Amapá como não poderia ficar de fora, está implantando esse processo. Já estamos bastante avançados, onde demos início em 2019, e agora estamos no processo de escuta, e trazer suas contribuições para a construção dessa política”, disse Mayda Vasconcelos, coordenadora do evento.
Essas comunidades tradicionais englobam os quilombolas, extrativistas, agricultores, e com a participação de secretarias do meio ambiente de vários municípios, com um público bem diversificado.
Ressaltando ainda que a política pública precisa ter a voz de todas as comunidades, com suas demandas e objetivos para melhoria de cada ambiente.
Reportagem: Neilly Flan
Imagens: Adriano Monteiro