Da Redação
Hoje, 09, é comemorado o Dia do Fonoaudiólogo, um profissional tão importante para a saúde e a melhora na comunicação. Mas você sabe o quanto esse profissional pode fazer a diferença na vida das pessoas?
“A nossa área é bem mais abrangente. Ajudamos a população a se alimentar melhor, com uma mastigação adequada, principalmente aqueles com dificuldade de engolir; pessoas com dificuldade de ingerir líquidos ou bebês na hora da amamentação, pessoas com dificuldades na voz, com problemas auditivos e na hora de atenção; tudo isso engloba o profissional da fonoaudiologia”, disse a Fonoaudióloga Michele Picanço.
Vale ressaltar que além de toda essa gama de serviços, a área mais destacada é a questão da voz e linguagem, como também se trabalha com a comunicação, equilíbrio (tonturas frequentes), indicação e adaptação do aparelho auditivo, implante coclear e a terapia desses pacientes.
Segundo dados, há um déficit de profissionais que atuam nessa área em todo o Estado. Há apenas 122 profissionais distribuídos nos setores público e privado. Não há nem curso no Estado, onde os profissionais se deslocam para outras capitais para estudarem e depois retornam.
Lembrando ainda que a área do fonoaudiólogo é bem ampla, com algumas áreas apresentando um déficit maior (caso dos pacientes com espectro autista), ressaltando que estamos na região amazônica, em região de fronteira, há municípios que n
Reportagem: Patrick Almeida
Imagens: Wesley Abreu