Parceria promove capacitação em atendimento de vítimas de violência para servidores públicos municipais
Agentes do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), Estratégia de Saúde da Família (ESF), do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e diretores de Unidades Básicas de Saúde (UBS) passaram por uma capacitação nesta quinta-feira (1), no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AP).
A iniciativa visa orientar os servidores públicos municipais da Saúde e da Assistência Social para o encaminhamento correto às vítimas de violência em Macapá e de zonas rurais.
A gestora da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, Socorro Marques, explicou que o encontro realizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SMDH) faz parte da campanha pelos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres e Meninas.
A secretária de Estado de Políticas para Mulheres, Renata Apóstolo, foi convidada para apresentar a Rede de Atendimento à Mulher, que reúne todos os órgãos afins. “Servidores públicos das áreas da Saúde e da Assistência Social do município participaram dessa formação para saberem identificar as vítimas e reforçar o atendimento humanizado, para que elas possam ser encaminhadas para a nossa equipe multidisciplinar no Centro de Referência a Mulher (CRAM)”, informou a coordenadora.
Caminhada Laço Branco
A campanha, com parcerias institucionais pelo fim da violência contra a mulher, encerra com a Caminhada Laço Branco, que vai ocorrer no dia 6 de dezembro, com saída na Praça Barão do Rio Branco, às 16h30, até o Mercado Central.