Segundo a PRF, os imigrantes eram transportados em quatro veículos com superlotação.
Elden Carlos / Editor
Dezessete imigrantes cubanos ilegais foram detidos na madrugada de quarta-feira (30) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) quando saiam em comboio da sede do município de Oiapoque, na fronteira com a Guiana Francesa, com destino à capital, Macapá. Os imigrantes estavam em um comboio que foi interceptado com apoio da Polícia Militar (PM).
Segundo a PRF, os imigrantes eram transportados em quatro veículos com superlotação. Além disso, dois veículos estavam em situação irregular. Os quatro motoristas, considerados ‘coiotes’, foram presos em flagrante. Durante o processo de abordagem alguns deles ainda tentaram escapar do bloqueio, mas foram alcançados
“Durante a ação, os motoristas foram presos em flagrante pelo transporte e introdução de imigrantes ilegais no país. Eles são considerados ‘coiotes’. É importante lembrar que as alterações na lei de imigração prevê pena de até cinco anos de prisão, podendo ser aumentada de acordo com as circunstâncias”, declarou o inspetor Francimuller Nascimento, que atua como chefe de operações da PRF no Amapá.
Os imigrantes cubanos foram levados para sede da Polícia Federal (PF). Ainda de acordo com o inspetor Francimuller, eles poderão receber a concessão de permanência no país, através de um visto humanitário, ou até mesmo o processo de deportação.
Imagem: Arquivo