Da Redação
Com o início do mês de dezembro, a expectativa do pagamento do salário e 13º, e mais ainda as comemorações de fim de ano como Natal e Ano Novo, a Polícia Militar faz alerta para os crimes que aumentam nesse período e dá dicas de segurança para a população.
“Esse mês é um período que há uma maior circulação de dinheiro na área comercial. A primeira dica importante e essencial é sobre o uso do aparelho celular, pois é um produto fácil de vender, tem mercado e por ser de tamanho pequeno, pode ser escondido em qualquer canto; saiu de casa com o celular, evite expor ele em lugares abertos e sem o uso do fone de ouvido, que irá tirar sua atenção e se tornará alvo fácil dos meliantes”, disse o Major Ademar Leite, comandante do 6º Batalhão – PM/AP.
Importante frisar que hoje em dia, o aparelho celular é a segunda parte do corpo, pois além do usuário conversar com outras pessoas, seus dados digitais e/ou bancários, além de mensagens particulares estão todas nele.
Outra dica comentada pelo Maj. Ademar é sobre a bolsa de uso pessoal, incluindo nesse caso, a porta-cédulas. Procure sempre manter na parte da frente, coibindo assim, a dificuldade da ação de pessoas mal-intencionadas.
Ressalta-se ainda sobre o uso do saque em caixa-eletrônico. Sempre manter uma atenção redobrada, e não conversar com ninguém que não conheça. Se sentir alguma dificuldade dentro da agência, procurar um atendente próprio, e no caso de saque de valor alto, ligar para o 190 (PM), e solicitar uma viatura para apoio.
Outra dica importante é sobre as residências nesse período de festas, onde muitas pessoas viajam para fora do Estado. Uma dica importante é não comentar com todos, e se fizer algum comentário, com o vizinho mais próximo para lhe dar uma segurança maior
Reportagem: Neilly Flan
Imagens: Vitor Andreolli