Da Redação
Já está em vigor os novos preços das passagens de ônibus para viagens intermunicipais. No último dia 17, a Justiça Estadual autorizou o reajuste. O valor das passagens aumentou 11% e a decisão abrange todos os destinos do transporte rodoviário estadual.
“Esse processo está tramitando desde 2017 com autoria das empresas de transporte, vindo arrastando por todos esses anos. Não poderia dar um reajuste anteriormente por estar em meio de um processo judicial, porém a Setrap entrou com acordo com os empresários, que queriam um aumento de 47% e com a nossa contrapartida de 36%; porém, esse reajuste imposto por nós não seria de imediato e sim parcelado, por causa do impacto que causaria aos usuários do transporte. Demos esse aumento de 11% inicialmente na linha Macapá-Santana em outubro, e agora em novembro, todas as empresas aumentaram o mesmo percentual com o aval da Setrap”, disse Enivaldo Dantas, diretor de transportes da Setrap.
Lembrando ainda que dia 3 de março de 2023 será a data-base do aumento restante (36%), sendo acertado que irá ser dividido esse reajuste entre os meses de dezembro e março.
A Setrap trabalha continuamente com uma planilha que insere todos os dados do transporte, entre manutenção, pagamento de funcionários e custos adicionais. Esse planejamento é calculado com base no número de passageiros e feita uma base tarifária.
Lembrando ainda que a intenção da Setrap é que o usuário tenha a garantia de ônibus novos com qualidade e satisfação, podendo assim, impor aos empresários, a prestação do serviço.
Reportagem: Patrick Almeida
Imagens: Salgado Jr