Cidade

SVS diz que Amapá está livre de casos de sarampo há mais de 19 semanas

Segundo o órgão, não há registro de casos suspeitos há mais de 19 semanas, e, segundo o Ministério da Saúde, se o estado estiver há mais de 12 semanas sem notificação, pode ser considerado sem surto da doença

Elden Carlos / Editor

Nesta quinta-feira, 24, a Superintendência de Vigilância da Saúde (SVS) recebeu técnicos da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) para analisar, em conjunto com municípios, o quadro epidemiológico do sarampo no estado. A organização certifica os países livres da doença e por isso estão visitando o Pará, Amapá, Rio de Janeiro e São Paulo, que tiveram casos confirmados nos últimos anos.

Estiveram presentes na reunião, representantes dos municípios de Macapá, Santana e Mazagão, onde cada um apresentou seu cenário epidemiológico nos últimos anos, estratégias de contenção da doença e o bloqueio vacinal que tem sido feito.

Não há registro de casos suspeitos há mais de 19 semanas no Amapá e segundo o Ministério da Saúde, se o estado estiver há mais de 12 semanas sem notificação, pode ser considerado sem surto da doença. O último caso notificado de sarampo foi em Macapá, no dia 04 de julho deste ano.

Em 2020, o Amapá teve 297 casos confirmados, e em 2021, 482 casos, passando por um surto considerado crítico da doença. Neste ano foram confirmados 31 casos.

“A OPAS tem feito o trabalho de revisitar os estados e analisar todos os critérios para certificar o Brasil livre do sarampo e os estados que serão visitados têm um cenário epidemiológico estável. Sendo assim, tudo indica que em 2023, podemos ser considerados livres do sarampo”, afirmou o gerente do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da SVS, Ivon Cardoso.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo