Cidade

Quase 150 mil eleitores faltosos nas eleições 2022 devem justificar o voto no Amapá

Segundo dados do TRE-AP, 107.323 eleitores deixaram de votar no primeiro turno das eleições no estado, o que corresponde a 19,52% do eleitorado. A abstenção no 2º turno foi ainda maior. Ao todo, 149.448 eleitores não foram às urnas, chegando 27,17% de faltosos

Elden Carlos / Editor

Eleitores que não foram as urnas devem procurar se regularizar junto a Justiça Eleitoral no prazo de 60 dias após o pleito, de acordo com a Resolução n°23.659/2021 do Tribunal Superior Eleitoral. Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), 107.323 eleitores deixaram de votar no primeiro turno das eleições no estado, o que corresponde a 19,52% do eleitorado.

A abstenção no segundo turno foi ainda maior. Ao todo, 149.448 eleitores não foram às urnas, chegando 27,17% de faltosos dos 550,6 mil aptos a votarem este ano.

Cada turno é considerado um pleito diferente, portanto, aquele eleitor que deixou de votar no primeiro turno tem até o dia 1° de dezembro para justificar a ausência. Já o prazo para aqueles que não votaram no 2° turno das eleições encerra no dia 09 de janeiro de 2023.

É possível justificar a ausência nas urnas pelo aplicativo E-título da Justiça Eleitoral que pode ser baixado gratuitamente nas plataformas da Play Store (Android) e App Store (iOS). Outra opção é fazer pelo Sistema de Justificativa ou por meio do Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE).

O eleitor precisara apresentar a documentação que comprove o motivo pelo qual ficou impossibilitado de comparecer ao pleito, neste caso, caberá à autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título, analisar a justificativa apresentada.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo