A força tarefa coordenada pela Secretaria de Habitação e Ordenamento Urbano (Semhou), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) e a Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM), divulgou nesta segunda-feira (21), um balanço da operação noturna realizada durante o final de semana.
A ação atendeu a uma recomendação do Ministério Público do Estado (MP-AP), com o objetivo de tomar providências quanto à atividade irregular de vendedores ambulantes, e fiscalizar o funcionamento de bares e logradouros público localizados na avenida Mendonça Furtado, na região central da cidade.
Os membros da operação da Semhou e da Semam, fiscalizaram ações indevidas de calçadas que obstruem o passeio público, de venda e consumo de bebidas alcoólicas nos logradouros públicos, assim como no interior de bares; e de poluição sonora e fechamento do trânsito.
A operação que ocorreu no final de semana resultou em três notificações de bares por poluição sonora, orientação para retirada pacífica de ambulantes que atrapalham a trafegabilidade no passeio público, que estava sendo tomado por mesas e cadeiras de propriedade dos bares.
A ocupação irregular do passeio público por vendedores ambulantes tem sido uma prioridade durante as ações para organizar o passeio público.