Brasil

Bancos ampliam oferta de crédito com melhora da economia

Reedição de programas públicos de crédito e otimismo com a atividade econômica explicam aumento, segundo pesquisa

A melhora da atividade econômica fez os bancos ampliarem a oferta de crédito neste ano. Segundo pesquisa da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), a projeção de crescimento do crédito passou de 13,9% para 14,1%, em novembro. Para 2023, a média das projeções para a expansão da carteira total subiu para 8,4% ante 8,0% no levantamento anterior.

O aumento da projeção é um reflexo do comportamento da atividade econômica, que tem crescido mais do que o esperado, segundo Luiz Castelli, gerente de assuntos econômicos da Febraban.

A gente tem visto um comportamento mais positivo do que o esperado desde o início deste ano. Se pegar as projeções de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), por exemplo, que era abaixo de 1%, agora passou para um crescimento próximo a 3%. Esse desempenho mais vigoroso da atividade e do consumo tem ajudado, é um reflexo disso. O crédito tem crescido mais também por conta desse desempenho melhor da atividade. O crédito puxa a atividade e a atividade puxa o crédito. Enfim, são duas coisas que andam juntas por conta desse desempenho melhor da economia”, afirma Castelli. 

Isso ocorre ao mesmo tempo em que o Banco Central aumentou ao longo deste ano a taxa básica de juros, que deverá ser mantida a 13,75% até meados de 2023, como forma de combater a inflação, o que desestimula o crédito. Enquanto que o governo federal reeditou os programas públicos de crédito, como Pronampe e FGI-Peac, voltados a micro e pequenas empresas.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo