Cidade

Centro de Controle de Zoonoses dá dicas sobre recolhimento de animais

Da Redação

O Departamento de Vigilância Ambiental, localizado no Cabralzinho, alerta aos moradores sobre a atuação do órgão e controle/recolhimento de animais que são levados ao Canil Municipal.

O diretor do Departamento, Carlos Nelson, explica que cada animal é um caso a ser estudado, sendo que nem todos são recolhidos, salvo em situações que apresente um quadro agressivo, com sintomas de mordição, com consequências aos transeuntes.

“O Centro de Controle de Zoonoses, onde fica localizado o Canil Municipal, age na desratização de logradouros públicos, escolas e ubs´s, e também no controle das zoonoses (doenças causadas por animais, como a raiva, leptospirose e leishmaniose). Estamos desde janeiro na questão da vacinação antirrábica, onde percorremos quase todos os bairros da capital, já que a meta é atingir 100%. Sobre a questão da captura de animais, ela só é feita em algumas situações, exemplo de um cão abandonado, sendo agressivo na via pública, onde é enviado uma equipe com um médico que irá fazer uma avaliação desse animal, verificando se esse cão se tornou um mordedor vicioso. Caso comprove, ele é recolhido onde será realizado exames médicos e posteriormente após tratado, colocado para adoção”, disse.

Vale ressaltar que nem todos os animais (cães e gatos) são levados para o abrigo; tem que ter um estudo técnico com cada caso, pois o canil não possui suporte necessário para atender toda a demanda solicitada.

Reportagem: Lanna Coelho

Imagens: Erik Silveira

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo