Polícia

Caso Ana Júlia e outros júris movimentam a Justiça amapaense em novembro

Os réus Flávio Teodósio e Godofredo Barbos, ambos de 18 anos, serão julgados pelo assassinato da menina Ana Júlia, de 5 anos, morta com um tiro na cabeça em setembro do ano passado

Elden Carlos / Editor

A Justiça do Amapá iniciou os preparativos para a realização, em novembro, do Mês Nacional do Júri. A programação deste período temático, que inicia hoje, quinta-feira (03) foi instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para estimular os Tribunais de todo Brasil a promover uma mobilização geral com o objetivo de pautar mais processos e dar saltos de celeridade nesta modalidade de prestação jurisdicional.

A Vara do Tribunal do Júri de Macapá, que tem como titular a juíza Lívia Simone, já planejou a pauta dupla para esta edição de 2022. A unidade contará com a participação de um segundo juiz (ou juíza) para auxiliar na realização da pauta de julgamento mais intensa. O objetivo é a realização de dois júris por dia útil – simultâneos, mas em plenários diferentes. No total a unidade prevê 22 júris populares.

Godofredo e Teodósio serão levados ao pleno do Tribunal do Júri pelo crime

Já a 1ª Vara Criminal e do Tribunal do Júri de Santana, que tem como titular a juíza Marina Lustosa, tem sete julgamentos populares em pauta para novembro. A unidade se reveza com a 2ª Vara Criminal e do Tribunal do Júri de Santana.

No segundo maior município do Estado, um dos julgamentos mais esperados é o relacionado à morte da pequena Ana Júlia Pantoja de Souza, morta com um tiro na cabeça em 15 de setembro do ano passado na Baixada do Ambrósio, durante um confronto entre facções rivais. O júri desse caso ocorre no dia 16 de novembro.

Momento em que Ana Júlia era socorrida por familiares

Os réus são Flávio Ferreira Teodósio e Godofredo Barbosa do Nascimento, ambos de 18 anos, que foram presos preventivamente na época do crime. Ambos são réus desde setembro e respondem pelos crimes de homicídio qualificado e organização criminosa.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo