Da Redação
Dois projetos científicos de estudantes amapaenses foram finalistas na MostraTec, feira que reúne os maiores estudos sobre inovações tecnológicas do país. O evento realizado no Rio Grande do Sul, destacou as pesquisas dos alunos Antony e Miguel, que desenvolveram experiências que podem contribuir para a saúde e o meio ambiente, principalmente na região Amazônica.
Aluno do 6ª ano, Antony trabalhou um método que utiliza a rede como leito hospitalar, favorecendo a identidade cultural das comunidades tradicionais. O estudo também foi premiado no Amapá, na 10ª Feira de Ciência e Engenharia do Estado.
Outro experimento do Amapá, destaque na Feira Nacional, trata de um sistema que possibilita melhorar a qualidade de água, especialmente em rios e lagos contaminados. Por meio de um protótipo semelhante a uma embarcação, nutrientes de plantas flutuam para diminuir a turbidez da água.
O professor Aldeni Melo, da Escola Estadual Santina Rioli, é o responsável pela integração dos alunos com a ciência e tecnologia. Ele explica que o fortalecimento da educação é fundamental para novas etapas dos projetos.
Reportagem: Patrick Almeida
Imagens: Wesley Abreu