Da Redação
A Polícia Militar montou um planejamento estratégico para atuação durante o 2º turno das eleições que acontecem neste domingo, (30). Os militares atuarão na capital e no interior do estado, estando à disposição da Justiça Eleitoral (TRE/AP), ocorrido normalmente durante votação no 1º turno.
“Assim como aconteceu no 1º turno, o 2º turno possui 2 etapas, sendo o deslocamento de militares para essas localidades interioranas, ribeirinhas e rurais; estando já a disposição da Justiça Eleitoral, com alguns já deslocados desde a quarta, (26), com retorno dia 01 (localidades longínquas), com os serviços de escolta das urnas, guarda no local de votação e policiamento legal. A outra etapa consiste no dia de votação, onde se há o policiamento nos locais de votação é área de entorno”, disse o Cel. Aldinei Almeida, diretor de operações da corporação.
Ressalta-se ainda que os policiais militares destacados fazem não só a segurança das urnas, mas também dos membros da Justiça Eleitoral, contando ainda com as variações do dia (mudanças climáticas e condições da maré, no caso de localidades ribeirinhas).
De acordo com o cel. Aldinei, o º turno de votação foi de extrema tranquilidade, pois não houve nenhum cenário que colocasse em risco o processo eleitoral. Certas ocorrências acontecem como a violação da regra do uso do celular na cabine de votação, pessoas com teor alcoólico elevado, mas nada que comprometa o sistema de votação.
Reportagem: Elidiane Amaral