Da Redação
Na presença de dirigentes e representantes do clubes e ligas esportivas, a Federação Amapaense de Futebol apresentou o calendário de competições 2023. Pelo cronograma, a bola começa a rolar no meio do mundo no dia 20 de janeiro.
Ficou definido que o campeonato feminino será a primeira competição do ano. As mulheres entrarão em campo na segunda quinzena de janeiro com a final prevista para acontecer no dia 28 de fevereiro.
A organização divulgou as datas preliminares dos campeonatos Sub-15, Sub-17 e Sub-20, além dos campeonatos Não Profissional e Intermunicipal.
A principal competição de futebol é o Amapazão, que vai começar dia 06 de maio com previsão de encerramento para o dia 22 de julho. A expectativa da FAF é que a disputa profissional tenha a participação de 10 clubes.
“Em 2021, tivemos a presença de 8 clubes, com a não participação do São José, e o time de Mazagão com trâmite de retorno, com diretoria completa, aguardando só um parecer favorável da procuradoria”, disse Manoel Figueira, diretor-técnico da entidade.
Após 14 anos longe do futebol profissional, o Mazagão Atlético Clube quer voltar à elite e disputar o Amapazão. Os dirigentes apostam que a paixão dos mazaganenses pelo esporte pode ajudar nesta nova fase. Vice-campeão em 2022, o Independente está reforçando o elenco para conquistar o título no próximo. O Carcará de Santana também está de olho nas competições nacionais.
O campeão do Amapazão garante vaga na Copa do Brasil e participação no Campeonato Brasileiro série D, além de pontuação no ranking para a disputa da Copa Verde.
Reportagem: Patrick Almeida
Imagens: Wesley Abreu