Cidade

Corpo de Bombeiros detalha técnicas de combate ao incêndio em simulação

Da Redação

Uma das vítimas foi encontrada pela equipe do corpo de bombeiros desacordada e a fumaça intensa dificultou a visibilidade dentro da sala de cinema de um Shopping na Zona Sul da cidade. A cena faz parte de uma simulação da disciplina de Táticas de Combate a Incêndios, realizada pelo Corpo de Bombeiros do Amapá.

A major Lívia Nascimento, (coordenadora do 1º Curso de Combate a Incêndio Estrutural), explicou que com a mudança das edificações na cidade, foi necessário realizar um treinamento para que as equipes desenvolvam a melhor tática de salvamento em situações de incêndios.

“O principal objetivo do curso é a formação da tropa de elite da corporação, na área de incêndios urbanos, que envolve toda a parte estrutural que encontramos dentro de uma capital. Como Macapá está crescendo, com a presença de novos riscos, como atacadões, shopping-centers e edifícios verticais, tudo isso remodela um risco e requer um novo tipo de treinamento. Com isso surgiu a necessidade de sair do nível básico para um mais especializado”, disse.

Cerca de 23 profissionais participam do treinamento. A tenente coronel Ivanete Moraes, destacou a importância da qualificação para os profissionais, e disse que teve conhecimentos de técnicas que auxiliam na eficácia do atendimento as vítimas assim como salvaguardar a edificação das chamas.

O capitão instrutor Charlles Costa explicou que o ambiente escolhido remete a situações reais encontradas pelas equipes durante as ocorrências, por isso, a importância da simulação para que eles possam vivenciar a dinâmica da atuação dos profissionais.

O planejamento de atuação do Corpo de Bombeiros acontece antes que eles cheguem na cena do incêndio. Toda orientação é repassada ainda no comando para que possam se posicionar no momento do combate ao sinistro.

Reportagem: Elidiane Amaral

Imagens: Paulo Leal

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo