Cidade

Visão: Triagem oftalmológica de alunos é ofertada para identificação de problemas

O Programa Saúde na Escola (PSE), da Prefeitura de Macapá, está realizando na rede municipal de ensino uma ação de varredura para medir a capacidade visual para detectar de forma precoce problemas oftalmológicos nos estudantes. Nesta terça-feira (25), foram avaliados mais de 470 alunos da Escola Municipal Maria José dos Santos Ferreira, localizada no bairro Araxá.

O teste aplicado nos alunos usa a Tabela de Snellen, também conhecida como optótico de Snellen ou escala optométrica de Snellen. Ela ajuda no rastreio com o objetivo de prevenir agravos na saúde ocular, verificando quem apresenta alguma dificuldade relacionada a visão ou alterações na acuidade visual relacionadas a erros de refração comuns, como a miopia astigmatismo.

A equipe do Saúde na Escola foi capacitada para utilizar um diagrama que ajuda a avaliar a acuidade visual do aluno. No método, a criança fica sentada a uma distância específica da tabela, que apresenta letras em variados tamanhos, e tenta ler em voz alta identificando-as. Ao todo, serão avaliados estudantes de 69 escolas municipais que fazem parte do PSE.

Caso seja detectada alguma perda visual, o aluno será encaminhado para o Centro Especializado em Reabilitação (CER) para uma consulta com o médico oftalmologista que irá verificar o grau de perda da visão e receitar óculos, lentes de contato ou até mesmo cirurgias para corrigir o problema.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo