Da Redação
Neste domingo, 30, acontece o 2º turno das eleições para presidente da República. Restando 6 dias para o encerramento das eleições, a Justiça Eleitoral do Amapá faz um balanço dos preparativos finais de logística e segurança para o dia da votação. O TRE/AP também alerta sobre as regras para o eleitor durante a participação no pleito.
“A Justiça Eleitoral tem feito essa preparação desde o 1º turno. Em termos de logística e infraestrutura, não muda nada. A urna que foi disponibilizada na primeira votação será a mesma da segunda. A mudança mais significativa agora será o tempo de votação, pois no 1º turno, os eleitores teriam que escolher 5 candidatos, atrasando um pouco o tempo de espera. Agora no 2º turno, será apenas um candidato escolhido para presidente da República; então esse tempo será bem mais rápido, e pelo geral, sem filas”, disse Valentim Maia, diretor-geral do TRE/AP.
Na eleição para 1º turno, foram disponibilizados 475 policiais militares na capital, Santana e Mazagão, e mais 350 nos demais interiores, tenho o mesmo quantitativo para o 2º turno.
O TRE/AP ainda conta com a cooperação do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, PRF e PF que atuam no processo eleitoral. O exército auxilia nas ilhas de Cumenê, Cumarumã e Vila Brasil, com uma atuação específica em áreas indígenas.
Reportagem: Patrick Almeida
Imagens: Wesley Abreu