Da Redação
Um encontro promovido pela Embrapa debateu os novos projetos de pesquisa científica e as inovações tecnológicas para o fortalecimento do setor produtivo no Amapá.
O evento “Café com Ciência”, que faz parte da programação Jornada Científica, realizada pela instituição, reuniu os autores de publicações que apresentam novas formas de manejo e cultivo para o agroextrativismo amapaense.
O primeiro estudo traz soluções para a produção de bubalinos na região do Rio Araguari, reduzindo os impactos no meio ambiente por meio do uso sustentável.
“Essa pesquisa traz um sistema integrado onde vai otimizar a utilização da terra e minimizar ainda as questões ambientais. O rebanho bubalino aqui no Amapá é o 2º maior do Brasil, e sabemos que estão localizados em uma região fragilizada, que é o Baixo Araguari. Esse sistema integrado busca concentrar a cria nas várzeas (campos alagados), e a recria/engorda em pastagens cultivadas, em área de terra firme”, disse Ana Elisa Montagner, pesquisadora agrônoma.
Outra pesquisa apresentada a comunidade científica foi elaborada pelo agrônomo Gilberto Yokomizo. O estudo traz práticas diversificadas sobre a produção de palmito extraído da pupunheira, que de acordo com o pesquisador, tem grande potencial por ser um plantio de fácil adaptação ao solo amazônico.
O reconhecido trabalho de pesquisa da Embrapa tem contribuído no desenvolvimento produtivo do Estado. Cerca de 10 estudos foram elaborados durante essa edição que está inserida na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Os projetos estão disponíveis na biblioteca da Embrapa por meio virtual para o acesso dos produtores interessados.
Reportagem: Patrick Almeida
Imagens: Wesley Abreu