Cidade

Focos de queimadas aumentam nesse período de estiagem, alerta Corpo de Bombeiros

Da Redação

Neste período de estiagem, a tendência é aumentar o número de focos de incêndio em todo o estado. Os registros aumentaram significamente nos últimos dias, sendo o mais alarmante, um notificado na proximidade do aeroporto da capital, mais especificamente na área de mata da Infraero.

“Nesse período de extremo calor, aumenta o número de queimadas na vegetação, pois encontra-se seca, propicia para uma chama se alastrar. Qualquer fonte de calor naquela área, é um risco para a propagação de um incêndio de grandes proporções, com muito material de fácil combustão, como galhos secos, papel, plásticos jogados pela população. Até um pedaço de vidro pode gerar uma chama e provocar essa queimada”, disse o major CBM, Leandro Tomaz.

É comum nesse período a ocorrência de incêndios em terrenos baldios, na qual o proprietário não faz a devida limpeza, inclusive considerado um crime ambiental.

Sabemos que é uma prática cultural, pois o cidadão não realiza a limpeza do terreno e colocar o entulho em containers, mas prefere colocar fogo na área, pois sabe que irá poupar muito tempo.

É um risco não só para ele, mas para todos, pois esse fogo pode se alastrar e causar vários riscos: fuligem nas casas, problemas respiratórios principalmente em crianças e idosos, curto-circuito na rede elétrica; enfim, são fatores que levam a vários danos.

Outro risco alertado pelo Corpo de Bombeiros são os incêndios em rodovias estaduais. Nesse caso, ao se deparar com esse sinistro, e haver baixa visibilidade pelo condutor, reduza a velocidade, acenda os faróis, e siga seu trajeto com prudência.

Reportagem: Neilly Flan

Imagens: Vitor Andreolli

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo