Cidade

Após pandemia, católicos voltam a celebrar o Círio de Nazaré com procissão em Santana

Jonhwene Silva / Da Redação

Os católicos do município de Santana, na Região Metropolitana de Macapá, realizam no próximo domingo (23) a procissão do Círio de Nazaré 2002. A celebração volta a ser realizada na cidade após o período de pandemia, quando não houve a transladação com a imagem sacra. A última vez que a imagem de Nossa Senhora de Nazaré percorreu as ruas e avenidas da cidade foi em 2019.

Ávidos por demonstrarem sua fé novamente, milhares de fiéis devem percorrer as vias de Santana. Durante os últimos dois anos, somente carreatas foram realizadas em virtude da medidas de segurança e combate à pandemia da Covid-19. Em 2019, estima-se que mais de 30 mil católicos tenham participado da procissão.

A procissão deverá seguir um trajeto de pouco mais de 2,5 quilômetros, saindo da Igreja Nossa Senhora de Fátima, no centro da cidade, passando em frente ao Hospital Estadual, na rua Salvador Diniz, seguindo pela rua Pastor Souzinha, entrando na rodovia Josmar Chaves Pinto (antiga JK), com chegada na Paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro.

“No dia que antecede a procissão do Círio, temos um momento considerado ponto alto que é a transladação da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, da Paróquia Nossa do Perpetuo Socorro até a Igreja São Pio de Pietrelcina. Lá, ocorre a apresentação do manto de Nazaré. Ainda temos as missas e vigílias durante toda a noite”, explicou Jonilson Simplício, que integra a coordenação do evento.

Na primeiras horas de domingo, estão previstas alvoradas com fogos de artificio, saudando a Virgem de Nazaré. A procissão do Círio tem saída marcada para às 16h.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo