Cidade

Meteorologista alerta sobre focos de incêndio neste período de estiagem

Da Redação

Neste período de estiagem, alertamos sobre os focos de calor, que provocam incêndios que são registrados em todas as localidades do estado. As autoridades alertam para o perigo:

“Todos os dias fazemos essa conferência, com o número de focos de calor, onde semana passada, tivemos um triste recorde histórico, passando de 1000 focos em menos de 48h. Houve uma redução nesse número devido as chuvas que caíram, pois neste ano, estamos tenho uma estiagem mais branda em relação a anos anteriores, como previsto pela meteorologia do Iepa”, disse Jefferson Vilhena, meteorologista do Iepa.

Ele ainda fala sobre certas dicas que temos que tomar sobre como prevenir esses focos próximos de áreas residenciais: “Sabemos que o próprio residente coloca fogo próximo ao local onde reside, ou seja, não são acidentais, e sim, incêndios propositais, sendo que ele não tem a menor ideia do tamanho do sinistro, e nem dos objetos e/ou animais que podem sofrem com essa consequência. Alguns tem autorização para realizar essa queimada, usando todos os métodos necessários de prevenção”, finalizou.

Vegetação seca é de fácil combustão e com propagação de incêndio facilitada

Qualquer indício de sinistro de incêndio, pode reportar em denúncia ao Ibama, Defesa Civil para verificar se há alguma legalização ou não.

Reportagem: Lanna Coelho

Imagens: Erik Silveira

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo