CidadeEsportes

Projeto ‘Sementes do Horizonte’ luta para se manter vivo em Santana

Jonhwene Silva
Da Redação

O projeto social ‘Semente do Horizonte’ vem enfrentando a dura realidade de quem desenvolve esse tipo de atividade: a dificuldade financeira para se manter vivo. Com mais de 12 anos de existência no município de Santana, a escolinha de futebol atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Ao longo dos anos, mais de mil alunos já passaram pelo projeto. Alunos que aprenderam não apenas a jogar futebol, mas se tornaram verdadeiros cidadãos de bem. Apesar dos frutos positivos, falta apoio. A maioria das crianças não tem sequer a chuteira para os treinamentos. Muitos deles às vezes chegam aos treinos sem nem sequerr ter tomado o café da manhã.

“É uma realidade do nosso bairro. Aqui, temos centenas de famílias carentes que não tem como se sustentar. Eu incentivo a vinda dessas crianças pra cá porque aqui, vez ou outra, consigo oferecer o café da manhã, o lanche. Ou seja, muitos acabam vindo por causa dessa alimentação. Mas, não é sempre que temos isso”, explica Handerson Problema, ex-jogador de futebol e um dos idealizadores do projeto.

O Sementes do Horizonte atende cerca de 120 alunos. São crianças de 7 a 12 anos à adolescentes de 13 a 17 anos que tem participado de competições como forma de incentivar a descoberta de novos talentos. A tarefa de aliar esporte com cidadania gera um custo alto.

“Precisamos de bola, coletes de treino, uniforme de jogo e material de treino. Muitos desses garotos não tem nem mesmo tênis para treino. Isso corta o coração porque nossa vontade é dar condições para eles. A gente vê que as vezes eles vem treinar com o short rasgado. É muito difícil!”, diz Handerson Problema.

O Sementes do Horizonte funciona no bairro que dá nome ao projeto e está aberto à contribuições. O telefone de contato é o 99177-0024 e dessa forma poderá ajudar.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo