Cidade

Curso de Bombeiro Mergulhador segue em ritmo acelerado

Da Redação

Alto conhecimento técnico aliado a resistência física e mental. Assim estão sendo formados os novos especialistas em mergulho autônomo do Corpo de Bombeiros do Amapá. São militares, que após a graduação, serão habilitados para atuarem em atividades de maior complexidade operacional em qualquer ambiente subaquático.

“Como todos tem conhecimento, o rio Amazonas não possui visibilidade adequada, além dos contratempos, como a maré, redes de pesca no leito e outras ocorrências. Esse curso prepara o mergulhador para essas condições adversas”, disse o Ten. Cel. Marcelo Guedes, coordenador do curso.

26 militares iniciaram essa preparação e apenas 11 seguem no curso. São simulações de ocorrências que levam o corpo e a mente a exaustão em situações de estresses reais de busca e resgate. O curso encontra-se no 30º dia e ainda está longe de acabar.

No limite máximo da adrenalina das operações, os alunos recebem instruções sobre o uso dos equipamentos e as técnicas de submersão para possíveis dificuldades dentro dos sinistros, como a falta de visibilidade por exemplo.

Reportagem: Patrick Almeida

Imagens: Wesley Abreu

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo