Cidade

Feirantes temem que doença da ‘urina preta’ cause perda nas vendas de pescado

Jonhwene Silva / Da Redação

Feirantes que trabalham na venda de pescado no porto do Açaí, Área Portuária de Santana, temem que os casos de confirmados da Síndrome de Haff, popularmente conhecida como doença da ‘urina preta’, possam causar perdas na venda do pescado. O ser humano contrai a doença após o consumo do peixe da espécie pacú.

Esta semana, a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) informou que no Amapá dois casos da doença da foram confirmados. Além destes, outros quatro pacientes estavam sob investigação. A feirante Maria Francisca que vende pescado na Área Portuária há três anos, afirma que muitas pessoas já recusam a compra do pacú.

“Infelizmente, muitas pessoas não querem comprar essa espécie que tem o valor mais barato. Eu fico com medo, porque a gente compra uma grande quantidade desse peixe e com isso vamos ter prejuízos com toda a certeza”, relatou.

Os casos suspeitos da Síndrome de Haff são de pessoas que residem em Santana e que consumiram o pescado recentemente. Todos os pacientes estão sendo monitorados por autoridades da SVS. Antônio Balieiro, que também trabalha com a venda de peixes, demonstra preocupação.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo