Uma das características desse período também são os ventos mais intensos que em certos momentos podem atingir 40km por hora
Da Redação
A estimativa para este mês é que a temperatura chegue aos 36 º e a sensação térmica ultrapasse os 40. Isso porque o mês de outubro é tido como o mais quente do ano. O meteorologista Jefferson Vilhena, garante que chuvas isoladas também podem marcar esse período principalmente no interior do Estado.
“Outubro normalmente o mês mais quente do ano, com temperaturas elevadas. Teremos algumas chuvas, mas em pontos isolados do interior, entre Oiapoque e Calçoene com pancadas concentradas”.
Como estamos em um momento de estiagem que é o tempo mais seco e brando, não há influência dos fenômenos El Ninõ e La Ninã, onde os dois estão atuando em outros países do continente.
“Estamos em uma neutralidade, onde nenhum está atuante. Passamos por uma estiagem que é normal nesse período. Todos os sistemas que causam esse impacto como a zona de convergência, ODP, entre outros, estão atuando em outras regiões do mundo, como Colômbia, Venezuela e Suriname”, finalizou Vilhena.
Reportagem: Elidiane Amaral
Imagem: Vitor Andreolli