Elden Caros
Editor
Para conhecer a quantidade e qualidade dos recursos florestais do Amapá, equipes capacitadas pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB) estão percorrendo o estado para levantar dados diretamente das florestas. As equipes irão visitar 192 pontos de coleta espalhados pelo estado, onde irão medir e analisar a saúde e vitalidade das árvores, coletar amostras do solo e de material botânico, além da coleta de outras variáveis. Além disso, vão realizar entrevistas com moradores do entorno das áreas pesquisadas para levantar informações sobre a sua relação com a floresta e o uso dos recursos florestais.
O Inventário Florestal Nacional (IFN-BR) no Amapá é executado pelo SFB com recursos do Fundo Amazônia, administrados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES). Durante a coleta, as equipes passarão por todos os municípios do estado para realizar o levantamento de campo.
O levantamento de dados e a produção de conhecimento sobre as florestas brasileiras proporcionados pelo IFN-BR subsidiam a implementação de políticas públicas no setor florestal e fornecem suporte e orientação para os governos e a sociedade no desenvolvimento e implementação de políticas de manejo e conservação das florestas.
Realizada em todo o país, a coleta de dados do Inventário Florestal Nacional já foi concluída em 18 unidades da federação: Alagoas, Acre, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins. Nos demais estados o levantamento já foi iniciado e está em andamento.
O Inventário Florestal Nacional é implementado pelo Serviço Florestal Brasileiro e está previsto no Código Florestal (Lei 12.551/2021). É um levantamento que visa conhecer os recursos florestais brasileiros para apoiar a formulação de políticas públicas e ajudar a identificar estratégias e oportunidades para o uso sustentável, recuperação e conservação dos recursos florestais. Já foram inventariados mais de 430 milhões de hectares, o que corresponde a 51% do território nacional.
Informações e imagens:
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento